Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15921
Título: Cárcere feminino e a institucionalização da violência de gênero
Autor(es): Bento, Bárbara Paloma Nunes
Palavras-chave: Encarceramento feminino
Gênero
Sistema de Justiça Criminal
Data do documento: 2017
Resumo: O crescimento acelerado da população carcerária feminina chama atenção para a deficiência latente do sistema penitenciário, realidade do nosso tempo. É necessário que se faça uma análise do quadro sob a perspectiva do gênero. Neste trabalho foi proposta uma discursão acerca da relação da mulher com o poder punitivo estatal e como o sistema de justiça criminal se comporta ante o encarceramento feminino no Brasil. Foi realizada pesquisa bibliográfica com base em teses de criminologia crítica e criminologia feminista e exame documental de estatísticas penitenciárias com o objetivo de mapear o processo de criminalização do feminino e o tratamento relegado a essas mulheres. Realizou-se uma breve análise dos dispositivos legais que regulamentam o cumprimento de pena privativa de liberdade por mulheres e das orientações da Organização das Nações Unidas para o tratamento de mulheres presas. Por fim, restou constatado que as instituições carcerárias são responsáveis por inúmeros desrespeitos aos direitos das mulheres, figurando como a própria violência institucionalizada de gênero, punindo a mulher, além da pena que lhe é imposta, com a perda do vínculo familiar e a supressão da maternidade.
Descrição: BENTO, B. P. N. Cárcere feminino e a institucionalização da violência de gênero. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15921
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bárbara Paloma Nunes Bento.pdfPDF - Bárbara Paloma Nunes Bento5.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.