Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15925
Título: Breve análise sobre os fundamentos legais e doutrinários no uso de algemas
Autor(es): Souza, Ricardo Lima de
Palavras-chave: Uso de algemas
Preso
Súmula vinculante nº 11
Decreto nº 8.858/2016
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho acadêmico não busca estabelecer novos parâmetros nem, tão pouco, proporcionar relevantes contribuições com relação ao ordenamento jurídico brasileiro, visa tão somente, uma abordagem lacônica e superficial acerca de um dos assuntos tidos como mais polêmicos na esfera penal e processual penal discutidos a partir do ano de 2008, o uso de algemas. Inclusive vindo a ser debatido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que acabou por editar a Súmula Vinculante nº 11/2008, esta que por sua vez visava disciplinar o uso das algemas em nosso sistema jurídico. Porém, apenas em 2016, finalmente, esse assunto teve sua devida regulamentação, através do Decreto nº 8.858/16, como previsto no artigo 199 da Lei de Execução Penal brasileira. As discussões doutrinárias no meio jurídico, em virtude desse assunto é um dos pontos primordiais desse trabalho. Portanto, objetiva–se demonstrar alguns argumentos favoráveis outros contrários à utilização de algemas e diante de tais argumentos, analisar de forma sintetizada, porém clara, o referido tema.
Descrição: SOUZA, R. R. de. Breve análise sobre os fundamentos legais e doutrinários no uso de algemas. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15925
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Lima de Souza.pdfPDF - Ricardo Lima de Souza4.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.