Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16011
Título: Matemática financeira no Ensino Médio: uma análise bibliográfica de como esse conteúdo está disposto no livro didático
Autor(es): Romão, Patrícia Núbia Fernandes
Palavras-chave: Educação matemática
Livro didático
Matemática financeira
Ensino Médio
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Esse trabalho é uma pesquisa bibliográfica referente a um trabalho monográfico para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI, Monteiro, PB. A pesquisa em questão tem como objetivo analisar como está disposto o conteúdo Matemática Financeira em três coleções de livros didáticos consideradas. Para fundamentar nosso trabalho, tomamos como referencial teórico os trabalhos de Costa e Lima (2010) e Queiroz e Barbosa (2016), que tratam da frequência do uso do livro didático em sala de aula e da importância da Matemática Financeira para a sociedade em geral. Também nos pautamos nos documentos oficiais tais como a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental (BNCC) e as Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM), os quais asseguram que nos anos finais desse nível de ensino, os alunos devem ter domínio cognitivo de alguns dos conceitos presentes na Matemática Financeira como o cálculo de porcentagem, porcentagem de porcentagem, juros, descontos e acréscimos, incluindo o uso de tecnologias digitais. A análise foi realizada a partir de um roteiro proposto por Costa e Lima (2010) e adaptado para o conteúdo em questão. Como resultados, podemos citar a ausência de erros de cálculo ou impressão; a falta de imprecisão ou ambiguidade nas definições e resultados; os conceitos são precedidos de uma situação e há contextualização dentro da própria matemática ou fora dela; existem situações históricas que podem motivar o aluno; são apresentadas demonstrações de forma a incentivar o manuseio de fórmulas, favorecendo o pensar matemático ou dando ênfase na capacidade de memorização, entre outros.
Descrição: ROMÃO, P. N. F. Matemática financeira no Ensino Médio: uma análise bibliográfica de como esse conteúdo está disposto no livro didático . 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16011
ISSN: CDD 371.32
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Núbia Fernandes Romão.pdfPDF - Patrícia Núbia Fernandes Romão1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.