Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16046
Título: Educação inclusiva: O uso do Soroban no processo da aprendizagem matemática para deficientes visuais
Autor(es): Xavier, Tayná Maria Amorim Monteiro
Palavras-chave: Educação inclusiva
Deficiência visual
Soroban
Aprendizagem matemática
Data do documento: 27-Fev-2018
Resumo: A inserção do aluno com deficiência visual nas salas regulares de ensino tem como finalidade a autonomia, aprendizagem e o convívio com a sociedade. Mas nem sempre isto acontece, pois, apesar do sistema de ensino atualmente ser considerado inclusivo, ainda existem barreiras e estigmas que precisam ser quebrados para chegar ao real sentido desta palavra. Sendo a matemática um componente de grande caráter visual, muitos professores não se dizem preparados ou capacitados para adaptar sua metodologia de maneira que estes alunos também tenham acesso à educação em sua totalidade. Para contrapor este pensamento, escolhemos falar sobre o soroban, calculador manual adaptado para a utilização por pessoas com deficiência visual. Temos como objetivo fazer um estudo comparativo entre a visão de um professor com longa experiência no ensino do soroban e um aluno incluso em escola regular, ambos cegos, a respeito da funcionalidade deste material na educação e algumas dificuldades enfrentadas na educação inclusiva. Para isto, fizemos uma entrevista aberta com os participantes e nossa metodologia tem cunho qualitativo. Nos debruçamos em literatura apropriada para discutir sobre tais objetivos e pudemos perceber que os discursos dos participantes entram em concordância entre si e com as abordagens teóricas utilizadas.
Descrição: XAVIER, T. M. A. M. Educação inclusiva: O uso do Soroban no processo da aprendizagem matemática para deficientes visuais. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16046
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tayná Maria Amorim Monteiro Xavier.pdfPDF - Tayná Maria Amorim Monteiro Xavier14.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.