Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16052
Título: A lousa digital como recurso interativo para o ensino de física: um estudo realizado na Escola Estadual Benjamin Maranhão em Araruna-PB
Autor(es): André, Ivania Samara do Nascimento
Palavras-chave: Ensino de Física
Lousa Digital
Interatividade
Data do documento: 28-Jul-2017
Resumo: O ensino de Física tem se demonstrado frequentemente descontextualizado, apresentando-se muitas vezes ênfase demasiada em fórmulas, leis e conceitos básicos, promovendo um ensino que insiste na memorização, deixando de lado um ensino mais contextualizado que considere o meio que os discentes estão incluídos. Sabe-se que estamos inseridos em um mundo caracterizado pelas mídias digitais, dentre outras tecnologias. Essa presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na nossa sociedade, está provocando diversas mudanças na forma de se comunicar, pensar e de obter informação. Diante disso o nosso trabalho se propõem, portanto, a realizar um estudo de caso em que utilizamos o recurso da lousa digital interativa como uma forma de construir um ambiente de TICs para o ensino de Física, mais precisamente o ensino de ondulatória, aplicado em turmas da EEEFM Benjamim Maranhão em Araruna-PB. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário e uma entrevista semiestruturada com os estudantes do 2° Ano médio regular. O questionário foi dividido em duas partes: A primeira parte objetiva, contendo informações pessoais e do cotidiano do discente; já a segunda parte foi direcionada para o uso da lousa digital nas atividades pedagógicas desenvolvidas. Verificou-se que a ferramenta pode ser uma grande aliada para os educadores nos processos educativos. Ficou evidente a aceitação dos estudantes que participaram da pesquisa por alegarem que as aulas ficam mais atrativas, aprimorando a dinâmica e o interessante dos discentes.
Descrição: ANDRÉ, Ivania Samara do Nascimento. A lousa digital como recurso interativo para o ensino de física: um estudo realizado na Escola Estadual Benjamin Maranhão em Araruna-PB. 2017. 37 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16052
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Ivania Samara do Nascimento André.pdf9.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.