Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16073
Título: A atividade experimental no ensino de Química: Uma relação entre a escola e o cotidiano
Autor(es): Souza, Viviane Gomes de
Palavras-chave: Ensino de Química
Atividade experimental
Atividades práticas
Data do documento: 2016
Resumo: Compreendida como uma disciplina de difícil compreensão, a Química, por vezes, é colocada em segundo plano, trabalhando com uma realidade distante do alunado. Nesse contexto, a presente pesquisa busca fazer uma relação entre escola e Universidade, por meio de atividades práticas, em sala de aula, possibilitando que o aluno tenha maior conhecimento científico do conteúdo abordado nas aulas de Química e conheça os possíveis caminhos da Universidade, uma vez que, a aula prática pode remeter a este universo educacional, compreendendo a Universidade como um instrumento que possibilita o aluno do Ensino Médio a ter contato com um estudo de Química mais atraente, mais prático e eficaz. Desse modo, temos por objetivos: Possibilitar que estudantes da rede pública do município de Gado Bravo – PB conheçam a química de forma prática, com aulas práticas na Universidade e/ou por meio de atividades práticas na própria sala de aula, além de integrar ensino, pesquisa e extensão, visando à interação da universidade com a sociedade e estimular os alunos envolvidos na pesquisa a serem futuros profissionais de química. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, com visita à escola, onde realizamos aula teoria e experimental, de modo a proporcionar ao alunado um ensino de Química, mais prático e estimulante. Após a aula prática, aplicamos questionários semi-estruturados a dezoito alunos escolhidos aleatoriamente e, em seguida, partimos para as análises e discussões dos resultados, compreendendo que as práticas auxiliariam a fixação dos conteúdos de química e que a realização de experimentos simples podem ser realizados dentro dos limites da sala de aula e dos limites de recursos oferecidos pela escola, desde que feita de forma planejada, organizada, podendo fazer a diferença no entendimento, e no aprimoramento do conteúdo de química.
Descrição: SOUZA, V. G. de. A atividade experimental no ensino de Química: Uma relação entre a escola e o cotidiano. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16073
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Gomes de Souza.pdfPDF - Viviane Gomes de Souza6.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.