Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16081
Título: Educação Física no Ensino Médio: A contribuição do PIBID e perspectivas na formação docente
Autor(es): Silva, Lucas Ferreira
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino Médio
Educação Física
PIBID
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo apresentar e discutir a relevância do PIBID e suas ações no ensino médio, bem como as perspectivas na formação docente. Buscando entender as dificuldades, que tanto os professores quanto os alunos enfrentam, em relação à Educação Física no Ensino Médio, constatadas a partir da experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Severino Cabral foram relatados três meses de observação das aulas, onde a busca por informações sobre os alunos, seus pontos positivos e negativos, identificando as limitações dos mesmos quanto aos conteúdos da Educação Física, atuação e a condução das aulas pelo professor supervisor, se tornando este o foco inicial. As ações desenvolvidas na escola contemplaram cerca de 360 alunos matriculados que, a partir das intervenções nas aulas de Educação Física, tornou-se notória a redução da evasão escolar nestas aulas, que contava com a participação do professor supervisor e cinco bolsistas de iniciação a docência. Finaliza-se este estudo, apresentando que a Educação Física no Ensino Médio é vítima, assim como, a educação em modo geral, de um sistema educacional falho, afinal, pôde-se afirmar que no contexto estudado, há um abandono docente, por parte do Estado e suas políticas, no sentido de que as evidências apontam as aulas de Educação Física desenvolvidas de forma descontinuadas, descontextualizadas e desconectadas do currículo escolar, o que contribuiu para que, na reforma do ensino, novas diretrizes para o ensino médio tenham sido levadas em consideração, na qual Educação Física deixa de ser disciplina obrigatória, processo ainda transição, embora programas como o PIBID atuam como forma de aperfeiçoar, incentivar e aproximar a formação dos discentes, valorizando a utilização de métodos criativos nas aulas, possibilitando a todos os envolvidos, uma troca de valores tida como um dos principais objetivos para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas.
Descrição: SILVA, L. F. Educação Física no Ensino Médio: A contribuição do PIBID e perspectivas na formação docente. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16081
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Ferreira Silva.pdfPDF - Lucas Ferreira Silva10.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.