Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16093
Título: Desenvolvimento e aplicação de modelo para delimitação de bacias hidrográficas
Autor(es): Araújo, Mikael Bernardo Vasconcelos de
Palavras-chave: Bacia hidrográfica
Geoprocessamento
Gestão hídrica
Criador de modelos
Data do documento: 9-Dez-2017
Resumo: A água é recurso natural limitado e essencial à vida. Por isso deve ser gerida da forma mais adequada possível. A escassez hídrica vivenciada no Semiárido nordestino requer gestão hídrica ainda mais eficiente, para que a água supra a demanda dos múltiplos usos atuais e futuros. O sensoriamento remoto por possuir capacidade de integrar informações tem sido utilizado como auxílio na gestão dos recursos hídricos. Esse trabalho objetiva o desenvolvimento de um modelo de delimitação de bacias hidrográficas e sua aplicação a bacias do estado da Paraíba. A criação dessa ferramenta foi realizada com a aplicação de geoprocessamento Criador de Modelos (ModelBuilder) no programa computacional ArcGIS® versão 10.3.1. A ferramenta mostrou-se útil na execução de sua função e de fácil processamento, podendo ser utilizada para delimitação de forma automática de bacias e sub- bacias sem necessidade de conhecimento profundo em SIG, necessitando, apenas, da seleção dos arquivos de entrada e dos parâmetros determinados para o processamento.
Descrição: M. B. V. de. Desenvolvimento e aplicação de modelo para delimitação de bacias hidrográficas. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16093
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mikael Bernardo Vasconcelos de Araújo.pdfPDF - Mikael Bernardo Vasconcelos de Araújo17.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.