Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16103
Título: Avaliação do estado de conservação das farinhas de milho (flocão)
Autor(es): França, Raquel Kelly de Sousa
Palavras-chave: Farinha de milho
Aspergillus
Milho
Grão de milho - Armazenamento
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: O cultivo do milho (Zea mays L.) existe há milhões de anos e o seu uso como fonte de nutriente na forma in natura ou processada se tornou um importante ingrediente na dieta humana. A grande demanda e consequentemente o crescimento de plantações de milho em áreas antes não cultivadas, favorecem o desenvolvimento de fungos deterioradores dos grãos, produzidos por essas plantas. Após colheita, muitos fungos, em especial o Aspergillus flavus, resistem aos processos posteriores e sobrevivem ao processamento do grão que é transformado em subprodutos, dentre eles a farinha de milho (flocão). Este trabalho tem como objetivo avaliar o estado de conservação das farinhas de milho (flocão) comercializadas em um supermercado da cidade de Campina Grande – PB, por meio dos parâmetros: teor de água e acidez álcool-solúvel conforme metodologia descrita no Manual das Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz – IAL (2008). Os resultados obtidos indicaram que as farinhas de milho encontram-se em estado adequado de conservação dentro dos parâmetros exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), cujo teor de água está abaixo de 12% e a acidez menor que 2,0%.
Descrição: FRANÇA, R. K. de S. Avaliação do estado de conservação das farinhas de milho (flocão). 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16103
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Kelly de Sousa França.pdfPDF - Raquel Kelly de Sousa França10.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.