Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16117
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Alana Barros | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-09T12:47:25Z | - |
dc.date.available | 2018-04-09T12:47:25Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.94 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16117 | - |
dc.description | SANTOS, A. B. A inclusão da criança autista na escola regular - estudo de caso. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa de caráter descritivo apresenta natureza qualitativa, utilizando-se da observação e questionários direcionados às professoras que trabalharam e/ou trabalham com crianças autistas. É de suma importância conhecer o autismo para que, assim, possamos realizar um bom trabalho com nossas crianças autistas, permitindo que as mesmas se desenvolvam e sejam autônomas e capazes de atuarem na sociedade como os sujeitos típicos. Caracteriza-se como um estudo de caso sendo a amostra composta pela criança autista e duas professoras que trabalharam com ela em sala de aula regular. O presente trabalho possui como objetivo geral: analisar a inclusão de uma criança autista dentro de uma sala regular em uma escola particular do município de Campina Grande-PB, mostrando seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. Além desse intuito central, buscamos analisar os métodos utilizados em sala de aula pelos docentes para proporcionar o crescimento da criança autista em estudo, conhecer os desafios enfrentados pelos professores e identificar os conhecimentos desses em relação ao autismo. Para tanto, foi realizado uma observação de campo e a aplicação de questionário com professores, com o intuito de responder aos questionamentos e ter uma conclusão acerca do objetivo colocado acima. Os resultados indicaram que, mesmo com as dificuldades do cotidiano escolar, o menino autista observado apresentou avanços no seu desenvolvimento, bem como houve o processo de inclusão na sala regular, ficando carente a questão da aprendizagem. Diante disso, concluímos que para que haja sucesso na aprendizagem e desenvolvimento de autistas se faz necessário que nossas escolas tenham suporte para recebê-las, bem como professores capacitados para enfrentar os entraves do dia a dia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Sala regular | pt_BR |
dc.title | A inclusão da criança autista na escola regular - estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alana Barros Santos.pdf | 11.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.