Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16118
Título: A psicomotricidade infantil: a arte de brincar e aprender através do lúdico
Autor(es): Macêdo, Luciene Barbosa Albuquerque
Palavras-chave: Psicomotricidade
Arte de brincar
Lúdico
Data do documento: 9-Nov-2017
Resumo: O presente artigo acadêmico ressalta de forma descritiva e argumentativa a valorização das vivências e do mundo das crianças, através de atividades próprias da cultura infantil, a exemplo das atividades lúdicas e imaginativas, nas quais podem garantir que as crianças estejam motivadas e engajadas, sendo isto necessário para o desenvolvimento e criatividade dela. O objetivo do estudo foi proporcionar uma reflexão sobre a educação psicomotora da criança como parte integrante no processo educativo e no desenvolvimento da mesma. O método utilizado foi o estudo exploratório, extraído de materiais publicado em livros, revistas, artigos, internet e outras publicações sobre o assunto, caracterizado como pesquisa bibliográfica descritiva, visando dar suporte teórico para este trabalho. Concluindo com os argumentos e teorias apresentados, que a psicomotricidade e a ludicidade no ato de brincar, são elementos fundamentais para serem trabalhados desde os primeiros anos de vida de uma criança. Tendo em vista que a construção do saber a partir do trabalho com o lúdico transporta a criança enquanto participa da atividade, a elaborar metas, perceber e explorar diferentes estímulos, antecipando resultados, levantando hipóteses e formulando estratégias buscando possíveis soluções para os problemas.
Descrição: MACÊDO, L. B. A. A psicomotricidade infantil: a arte de brincar e aprender através do lúdico. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16118
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciene Barbosa Albuquerque Macêdo.pdf4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.