Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16124
Título: Religião versus ciência no estado laico: uma análise do discurso conservador de Silas Malafaia acerca da homossexualidade
Autor(es): França, Hosiel Rosendo de
Palavras-chave: Análise do discurso
Cristianismo
Homossexualismo
Formação ideológica
Sujeito discursivo
Data do documento: 1-Jul-2016
Resumo: A influência do Cristianismo na construção e na manutenção do nosso modelo de moral sexual tem perdido terreno nos Estados Laicos na atualidade, graças ao advento de importantes contribuições científicas que promovem a revisão da própria literatura médica, provocam reflexões acerca do pensamento mágico da religião, sugerem o respeito às liberdades individuais e, apontam para a erradicação ou, no mínimo, para uma redução do preconceito milenar lançado sobre modelos de identidades não oficiais. Essa mudança permite que figuras historicamente perseguidas, como os homossexuais, ganhem visibilidade e passem a lutar por proteção estatal. No Brasil, as religiões reagem introduzindo representantes na política para assegurar a preservação dos seus princípios milenares. Com isso, cria-se um cenário de dicotomia entre conservadores e liberais, acerca dos valores comportamentais preestabelecidos na sociedade. Diante disso, através de uma leitura analítica do discurso, pretendemos, neste trabalho: a) analisar o discurso do pastor e psicólogo Silas Malafaia, proferido em entrevista ao programa do SBT: “De Frente Com Gabi”, em 2013, acerca do Cristianismo e da homossexualidade no séc. XXI: religião versus ciência no Estado Laico; b) analisar, no discurso de Malafaia, a heterogeneidade desse sujeito discursivo que busca fundir duas áreas antagônicas, a saber, o discurso religioso e discurso científico, a fim de fundamentar sua formação ideológica a respeito da temática gay; e c) identificar a Formação Discursiva (FD) e a Formação Ideológica (FI) que apontam para a posição de autoria do sujeito que se enuncia, tendo em vista a questão da homofobia no discurso de Malafaia. Nosso suporte teórico está fundamentado na Análise do Discurso (AD) de Linha Francesa. Para isso, recorremos aos autores Fernandes (2007), Orlandi (2007), dentre outros dessa mesma linha teórica. A análise das respostas dadas por Malafaia, ao longo da entrevista, revela que o preconceito presente na sociedade, que incide sobre orientações sexuais não padrão, quase sempre é concebido a partir de ideologias cristalizadas ligadas ao exercício da fé; ganha repercussão planetária e, a despeito da evolução do pensamento humano, tal preconceito permanece vivo e forte, às vezes, apenas latente.
Descrição: FRANÇA, H. R. de. Religião versus ciência no estado laico: uma análise do discurso conservador de Silas Malafaia acerca da homossexualidade. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16124
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hosiel Rosendo de França.pdf23.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.