Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16144
Título: O instituto do dano moral e os desafios do Poder Judiciário: a indústria do enriquecimento sem causa
Autor(es): Mamede, Amanda Guedes
Palavras-chave: Poder Judiciário
Dano Moral
Data do documento: 24-Nov-2017
Resumo: O presente trabalho faz um estudo no âmbito da responsabilidade civil voltado à reparação de danos morais na seara consumerista. Ademais, têm-se como objetivo geral, a análise do instituto do dano moral como contribuinte para o enriquecimento sem causa, atrelado ao papel do Poder Judiciário frente a essa reiterada prática. São abordadas as temáticas referentes à aplicabilidade do princípio da vedação ao enriquecimento sem causa, bem como a problemática da aplicação desmedida da tese do mero aborrecimento. O estudo é desenvolvido tendo por base os métodos indutivo e qualitativo, bem como pesquisa bibliográfica, a partir de livros, artigos científicos, jurisprudências que possibilitaram a realização de uma análise sistemática do tema abordado. Ante o estudo realizado, verificou-se que a tese do mero aborrecimento tem sido utilizada como fundamento em diversos julgados de modo a excluir o dano moral, no entanto, essa prática tem levado à construção de uma “indústria do mero aborrecimento”, prejudicando o consumidor.
Descrição: MAMEDE, Amanda Guedes. O instituto do dano moral e os desafios do Poder Judiciário: a indústria do enriquecimento sem causa. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)-Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16144
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Guedes Mamede.pdf4.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.