Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16149
Título: La transgresión en Patty Diphusa y la mala educación de Pedro Almodóvar
Autor(es): Silva Neto, Antonio Carlos Batista da
Palavras-chave: Transgressão
Marginalidade
Narrativa
Pedro Almodóvar
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: Nossa sociedade criou leis e normas que ao nos libertar, também nos aprisiona; que ao contemplar alguns, excluem os demais. Todos os sujeitos que não seguem esta norma social são chamados de sujeitos marginais e vistos também como transgressores. Estes sujeitos sofrem com o peso atribuído à palavra de forma equivocada, uma vez que a palavra transgressão é carregada de preconceitos, vista como algo negativo no âmbito jurídico e social, por ser colocada como sinônimo de pecado pela religião cristã. Todavia, ao sair da esfera religiosa, percebemos que não existe nada de subversivo na transgressão, pelo contrário, se abre uma possibilidade para os indivíduos que não se encontram nesta normatividade social. A escrita e o cinema de Pedro Almodóvar, cineasta espanhol, são vistos como transgressora por retirar os indivíduos marginais sob a luz amarela dos postes e da exclusão social, e colocá-los na meia luz do cinema dando-lhes protagonismo e um espaço para ecoarem sua voz. Deste modo, nosso trabalho externará através dos contos de uma sex simbol pornô, em Patty Diphusa (1991), e da religião contra a sexualidade, em Má educação (La mala educación, 2004), um olhar diferente sobre a transgressão e os sujeitos transgressores, com base em um aporte teórico de estudiosos como Michel Foucault, em El prefacio de la transgresión (1994) e Las redes del poder (1976), Georges Bastaille (1954?), Sanjorge (2002) y Tornos Urzainki (2010).
Descrição: SILVA NETO, A. C. B. da. La transgresión en Patty Diphusa y la mala educación de Pedro Almodóvar. 2016. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16149
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Carlos Batista da Silva Neto.pdf27.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.