Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16150
Título: A língua da nação: o dialeto Pajubá como forma de diversidade linguística
Autor(es): Melo, Rogério Marcelino dos Santos
Palavras-chave: Dialeto Pajubá
Socolinguística
Diversidade
Variação linguística
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Conceber uma língua natural como um sistema complexo de relações circunscrito na sociedade é se revestir de uma percepção calcada na heterogeneidade inerente ao contexto de produção do material linguístico e o contexto sociocultural envolvidos nesse sistema. Disso decorre que, toda e qualquer concepção erigida acerca de uma língua natural como um sistema deve levar em consideração todo o dinamismo envolvido nos polos língua e sociedade. Nesse viés, é matéria de responsabilidade da Sociolinguística investigar sistematicamente as complexas e dinâmicas relações estabelecidas entre língua e sociedade, e como estas podem gerar reflexos nos sujeitos falantes de determinada língua e numa dada sociedade. Nesse ponto de vista, língua e sociedade se correspondem diretamente uma com a outra porque se interligam num ponto em comum, que são os falantes. É nesta linha de raciocínio que este artigo se insere: o seu objetivo é delimitar a influência de um dialeto – conhecido como Pajubá ou Bajubá - falado por comunidades LGBTTs no Brasil, como manifestação da diversidade linguística. Para tanto, nos apoiamos numa pesquisa de abordagem qualitativa com natureza bibliográfica para fundamentar a nossa pesquisa. Além disso, buscamos bases teóricas em Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004 e 2014), Cezário e Votre (2011), Hora (2011), Luchesi (2004), entre outros, reconhecendo nesses teóricos um valioso material científico capaz de nortear de modo consistente o entendimento do elo entre a teoria e o material de análise.
Descrição: MELO, R. M. dos S. A língua da nação: o dialeto Pajubá como forma de diversidade linguística. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16150
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rogério Marcelino dos Santos Melo.pdf17.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.