Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16153
Título: A imagem da mulher na sociedade contemporânea: uma análise sobre o poder do discurso midiático
Autor(es): Ataíde, Djeniffer Kelly Guedes Xavier de
Palavras-chave: Gênero
Mídia
Discurso
Mulher
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Este artigo insere-se no campo da Análise do Discurso de tradição francesa e para seu desenvolvimento delineamos a seguinte questão de pesquisa: como a imagem da mulher vem sendo construída na sociedade contemporânea e qual a contribuição da mídia para o estabelecimento desta concepção? Diante disso, traçamos como principal objetivo analisar a construção discursiva da mídia sobre a mulher baseada nas discussões a respeito da igualdade de gênero, e como objetivos específicos: (1) apontar a sujeição e as batalhas diárias das mulheres em sua vida cotidiana e (2) descrever como a situação da mulher vem sendo edificada no contexto sócio histórico e midiático. O marco teórico deste artigo, que metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, foi construído a partir das formulações da Análise do Discurso, nas contribuições de Gregolin (2007, 2013), Pêcheux (1999), e Foucault (2007a, 2007b, 2008); e dos estudos de Gênero, segundo os postulados de Bassanezi (1997), Sant‟Anna (2013), Scott (2013), Mill (2006), e Silva (2010). O corpus foi constituído da matéria publicada na Revista Veja, intitulada “Bela, recatada e do lar”, bem como de seis capas de revistas e de duas propagandas. A análise do corpus mostrou que a mídia exerce o papel de mediadora entre acontecimento e sociedade e se utiliza dos planos real e imaginário, impondo a sua representação de verdade e agenciando os mecanismos de poder, como a escolha do discurso apresentado na constituição da identidade da mulher contemporânea.
Descrição: ATAÍDE, D. K. G. X. de. A imagem da mulher na sociedade contemporânea: uma análise sobre o poder do discurso midiático. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16153
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Djeniffer Kelly Guedes Xavier de Ataíde.pdf14.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.