Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16158
Título: A discussão em torno da peça: produção crítica e memória sobre o teatro campinense
Autor(es): Santos, Monalisa Barboza
Palavras-chave: Teatro paraibano
Dramaturgia moderna
Método histórico
Historiografia teatral
Data do documento: 17-Out-2016
Resumo: Trata-se de uma problematização sobre as demandas historiográficas do Teatro no Brasil, mediante reflexões acerca dos procedimentos metodológicos em pesquisas teatrais, uma vez que escrever sobre teatro é lidar com a ausência quase constante de seu objeto de estudo, fundamentada nas discussões feitas por Guinsburg; Patriota (2012), Brandão (2001-2010) e Rabetti (2006). A partir desta motivação, buscou-se refletir sobre uma história do teatro brasileiro para além do eixo Rio-São Paulo, preenchendo os pontos escuros sobre a tradição teatral paraibana, especificamente em Campina Grande. Lourdes Ramalho, nesta pesquisa, funcionou como âncora e porto seguro, visto que, com base em suas influências, visou-se uma melhor compreensão do cenário teatral campinense, cujo incentivo trouxe à tona diferentes formas de fazer e pensar teatro em nossa região, que é possível recuperar pelas contribuições dadas por Andrade (2012); Maciel (2012). A fim de aplicar tais questões, tomou-se a articulação entre texto e cena, através das discussões em torno da peça "Os Mal-Amados" – cujo texto é de 1976 e montagem do ano de 1977 --, executando-se uma pesquisa documental, pela qual elencou-se questões cruciais relacionadas ao tema, à forma e à recepção crítica da peça. Esta pesquisa explicita a importância do teatro para o desenvolvimento da cultura de um povo, que se enxerga e se reconhece na escrita ramalhiana, uma vez que suas peças trazem personagens, temas e linguagem que refletem o regionalismo e que indica a necessidade de tratar de modo mais aprofundado sobre uma história que ainda espera ser escrita.
Descrição: SANTOS, M. B. A discussão em torno da peça: produção crítica e memória sobre o teatro campinense. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16158
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Monalisa Barboza Santos.pdf43.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.