Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16215
Título: Espetáculo n'a Feira: Lourdes Ramalho e a atividade cultural campinense
Autor(es): Batista, Fernanda Félix da Costa
Palavras-chave: História do teatro
Teatro paraibano
Dramaturgia
Lourdes Ramalho
Data do documento: 17-Out-2016
Resumo: Trata-se de uma discussão sobre as relações entre o Teatro e a História, tomando como ponto de partida os estudos sobre o Teatro brasileiro relacionados ao teatro moderno, a partir das pesquisas empreendidas principalmente por Brandão (2001) e Maciel (2012), com vistas a problematizar o lugar do teatro nordestino no cenário nacional e o silenciamento das artes cênicas dessa região diante da produção do eixo Rio-São Paulo. Tem-se como objetivo compreender a importância de Lourdes Ramalho para o teatro campinense, bem como para o cenário nacional, mediante pesquisas sobre a obra da autora e sua divisão em ciclos. A pesquisa resultante se caracteriza como documental ao passo que utiliza fontes de jornais e outros documentos impressos para tecer considerações sobre a peça A feira, encenada em 1976, constitui-se enquanto um documento histórico aberto às interpretações que dialogam com o contexto de produção em que foi produzido/recebido. Diante da análise empreendida é possível perceber um constante diálogo entre o texto ramalhiano e o cenário histórico-cultural vivido no Brasil entre os anos 1965-1985, bem como o uso de linguagem que se quer representativa da realidade cultural representada pela dramaturga.
Descrição: BATISTA, F. F. da C. Espetáculo n'a Feira: Lourdes Ramalho e a atividade cultural campinense. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16215
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Félix da Costa Batista.pdf19.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.