Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16219
Título: A importância das ilustrações nos textos infantis
Autor(es): Tavares, Vania Lúcia do Nascimento
Palavras-chave: Literatura infantil
Texto literário ilustrativo
Desenvolvimento infantil
Data do documento: 28-Out-2016
Resumo: O presente artigo tem como objetivo oportunizar aos professores o desenvolvimento de uma reflexão crítica não tão aprofundada sobre a importância da ilustração no texto literário para a formação do leitor (infantil). Tendo em vista a sua contribuição significativa para a construção da narrativa uma vez que se transforma em um recurso visual imprescindível, já que a criança ainda não tem conseguido se apropriar do código verbal, em sua totalidade. A partir de imagens próprias do texto literário ilustrativo, polissêmico por natureza, reiterativo e convidativo à criação de novos sentidos, a criança leitora pode aguçar a percepção, a curiosidade e o imaginário infantil. Esse estudo resulta de uma pesquisa bibliográfica não tão aprofundada, sabendo que as ilustrações, portanto, quando se trata de texto literário infantil, é de fundamental importância para a prática pedagógica do docente, atrelado ao sentido do leitor. Nesse sentido, o docente precisa conscientizar-se de que a ilustração é importante nos textos infantis, pois ela auxilia na compreensão desses textos literários infantis, bastando, sobretudo, que o docente, além de proporcionar maior capacidade de absorção pelo aluno dos textos literários, também use de sua criatividade para explorar esse recurso em sala de aula. Promovendo, assim, ainda os espaços propícios para questionamentos e elaborações criativas de seus leitores. Para isso, nos apoiamos em autores, como Freire (1994); Jardim (2000); Silva (2000); Amarilha (1997) e outros.
Descrição: TAVARES, V. L. do N. A importância das ilustrações nos textos infantis. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16219
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vania Lúcia do Nascimento Tavares.pdf8.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.