Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16221
Título: O "sair do armário" na universidade: tecendo olhares sobre o preconceito homossexual masculino no curso de letras
Autor(es): Medeiros, Cosme Edvaldo Santos
Palavras-chave: Homossexualidade masculina
Preconceito
Identidade de gênero
Diversidade sexual
Data do documento: 2-Dez-2016
Resumo: Tendo em vista as diversas formas e facetas do preconceito que os homossexuais vêm enfrentando historicamente perante a sociedade heteronormativa e excludente, o presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre o conceito de gênero e a diversidade sexual a partir da visão de alguns teóricos como Abromovay (2004), Mott (2033), Louro (2004), Scott (1995), entre outros, tal como algumas abordagens e estudos acerca desse tema. O preconceito e a discriminação sofridos por pessoas que se relacionam com sujeitos do mesmo sexo vêm sendo tema bastante recorrente nas discussões acadêmicas, de forma geral pela sociedade. Nesse sentido, verificamos sua inegável importância para os estudos sobre a sexualidade. Assim sendo, os trabalhos aqui analisados se remetem a preocupação sobre as “novas” possibilidades de viver a sexualidade nos dias atuais através dos estereótipos, mostrando de que forma essa variante interfere no contexto dos alunos do curso de Letras. Metodologicamente, esse estudo é de abordagem qualitativa, de acordo com Minayo (2001) a partir de um levantamento ou survey segundo os preceitos de Fonseca (2002), utilizamos como instrumento de aplicação um questionário estruturado com os graduandos masculinos do curso de Letras Espanhol, Inglês e Português, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. No tocante ao instrumento de geração de dados o questionário foi mais viável a nossa investigação, pois os colaboradores desta pesquisa não são identificáveis.
Descrição: MEDEIROS, C. E. S. O "sair do armário" na universidade: tecendo olhares sobre o preconceito homossexual masculino no curso de letras. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16221
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cosme Edvaldo Santos Medeiros.pdf11.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.