Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16226
Título: Inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral: desafios e possibilidades na ótica de pais ou responsáveis
Autor(es): Barbosa, Pollyanna Braga
Palavras-chave: Famílias
Crianças com paralisia cerebral
Inclusão escolar
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: Ao assinar a Declaração Mundial de Educação para Todos e a Declaração de Salamanca, resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: Acesso e Qualidade, o Brasil optou pela construção de um sistema educacional de inclusão. Contudo, apesar de existirem condições legais suficientes para que a inclusão escolar das pessoas com deficiência ocorra, esse processo tem esbarrado em uma série de entraves. Diante do atual contexto da inclusão e, considerando, sobretudo, as ansiedades e preocupações manifestadas pelos pais ou responsáveis das crianças com deficiência, esta pesquisa teve como objetivo central investigar o processo de inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral na ótica de pais ou responsáveis. O estudo foi realizado com pais ou responsáveis de crianças com diagnóstico de paralisia cerebral atendidos pelo serviço de Fisioterapia do Centro Especializado em Reabilitação da cidade de Campina Grande – PB, no período de 8 a 12 de setembro de 2016. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, onde o pesquisador seguiu um roteiro prévio de perguntas, com base nos objetivos estabelecidos pelo estudo. Os temas abordados foram as reações e sentimentos dos pais ou responsáveis frente ao recebimento do diagnóstico, conhecimento sobre o diagnóstico da paralisia cerebral anterior ao nascimento da criança, primeiras buscas de apoio profissional e as dificuldades enfrentadas, as dificuldades e desafios para inserir a criança tanto na sociedade quanto na escola, soluções apresentadas pelos pais ou responsáveis para promover a inclusão da criança com paralisia cerebral e a descrição da criança com paralisia cerebral na visão dos participantes. Tem sido uma prática muito comum discussões e decisões sobre os direitos das pessoas com deficiência. Em decorrência dessa prática, decretos, leis e outros instrumentos formais têm surgido com certa constância e abundância em todo o Brasil. Entretanto, os resultados obtidos demonstram que os pais ou responsáveis de crianças com paralisia cerebral encontram dificuldades e desafios apesar de todo esse aporte legal já existente e, grande parte deles acontece na escola. Sabendo que é de suma importância a inclusão em escola regular da criança com deficiência, uma discussão em torno do assunto poderá suscitar propósitos e ações voltadas para a otimização dos ganhos alcançados nos últimos anos, contribuindo com o processo de ensinoaprendizagem da pessoa com paralisia cerebral.
Descrição: BARBOSA, P. B. Inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral: desafios e possibilidades na ótica de pais ou responsáveis. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16226
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pollyanna Braga Barbosa.pdf19.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.