Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16231
Título: O processo de escrita e reescrita do gênero textual Regras de Jogo: implementação de uma sequência didática
Autor(es): Calafange, Raiane Maria Macedo
Palavras-chave: Escrita
Regras de Jogo
Sequência didática
Gênero textual
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Embora a discussão em torno da escrita e reescrita seja uma constante entre pesquisadores, formadores e professores, nas salas de aula de língua materna ainda é pouco expressivo o número de trabalhos que contemplam a escrita como processo, articulando leitura, escrita e análise linguística. Em virtude dessa realidade, este trabalho apresenta a descrição de uma sequência didática para o estudo do gênero textual Regras de Jogo, com foco nos processos de escrita e reescrita dos alunos da última série do Ensino Fundamental da Rede Municipal de uma escola na cidade de Queimadas-PB. Desse modo, o objetivo desse trabalho é analisar os processos de escrita e reescrita do gênero Regras de Jogo de uma turma de 9° ano, a partir de uma sequência didática previamente elaborada. Para a realização da pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa, e, mais particularmente, a pesquisa-ação. Fundamentados em Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), inicialmente descrevemos as etapas constitutivas da sequência didática e, em seguida, procedemos mais especificamente à análise dos dados de escrita e reescrita do gênero, embasados em Ruiz (2001), Geraldi (2006) e Koch e Elias (2009). Os resultados apontam para o atendimento da proposta de produção textual regras de jogo e, mais particularmente, para os progressos registrados nas diversas versões da produção.
Descrição: CALAFANGE, R. M. M. O processo de escrita e reescrita do gênero textual Regras de Jogo: implementação de uma sequência didática. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16231
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raiane Maria Macedo Calafange.pdf18.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.