Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16242
Título: A ausência da tipicidade no trabalho infantil: uma crítica a realidade brasileira
Autor(es): Silva, Hermerson Leandro Silveira
Palavras-chave: Exploração de menores
Atipicidade penal
Crime
Legislação criminal
Data do documento: 2-Dez-2017
Resumo: O trabalho infantil corresponde a um fenômeno de proporções globais e muitos são os esforços na luta contra tal prática em vários países do mundo. O Brasil tem sido palco de muitas ações voltadas a sua erradicação, sendo considerado um dos países que mais avançou no processo. Apesar de ser um tema polêmico, a legislação criminal geral e especial são omissas ao seu respeito, e poucos são os estudos à análise desta temática, além da falta de interesse legislativo. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo debater a atipicidade penal relacionada ao trabalho infantil, tal como uma análise sociológica e criminal sobre o tema. Na realização deste estudo, será levado em consideração o modelo incriminador da tipicidade, tal como a identificação desta como indício de antijuricidade. Observa-se no estudo que ao longo da história brasileira existe um afastamento do Estado em relação a estas práticas. Os avanços dos direitos e demais garantias trouxeram uma maior proteção e cuidado necessário à criança, necessitando se mostrarem mais eficazes na aplicação. A tipicidade do trabalho infantil como crime consolida-se através do fracasso das diversas esferas de controle social, trazendo consequências à criança e à sociedade como um todo. Trata-se de uma pesquisa explicativa, através do método descritivo, por meio de revisão bibliográfica e mediante pesquisa em estudos, doutrina e jurisprudência.
Descrição: SILVA, Hermerson Leandro Silveira. A ausência da tipicidade no trabalho infantil: uma crítica a realidade brasileira. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)-Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16242
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hermerson Leandro Silveira Silva.pdf6.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.