Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16244
Título: O princípio da bagatela sob a ótica do Direito Penal
Autor(es): Santos, Humberto Anastácio dos
Palavras-chave: Princípio da Insignificância
Exclusão da tipicidade
Lesão ínfima
Data do documento: 18-Ago-2017
Resumo: O Direito Penal tem por função precípua proteger os bens juridicamente tutelados, proteção necessária para a continuidade da vida em sociedade. Porém, diferente dos outros ramos do Direito, o Penal deve se manifestar de forma mínima, devendo ser usado apenas em último caso, depois de esgotados os institutos estabelecidos nos demais ramos. Os princípios penais surgem como limitadores do controle que o Estado exerce sobre o cidadão. Dentre tais princípios, a presente pesquisa dispensa especial dedicação ao da insignificância, meio hábil para dirimir os injustos causado por uma legislação que não consegue prever todos os comportamentos humanos, de modo que o referido princípio age de maneira a encontrar os requisitos necessários para a exclusão da tipicidade em fatos que considera de ínfima lesão à vítima e à sociedade. Para a melhor compreensão da extensão e aplicação do princípio, esta pesquisa levará em consideração os quatro requisitos apontados pelo Supremo Tribunal Federal para sua incidência. Fazendo a analise caso a caso o aplicador da lei poderá excluir a tipicidade de fatos que se enquadrar nos elementos subjetivos constitutivos do Princípio da Insignificância.
Descrição: SANTOS, Humberto Anastácio dos. O princípio da bagatela sob a ótica do Direito Penal. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16244
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Humberto Anastácio dos Santos.pdf3.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.