Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16245
Título: Cotas para negros em concursos públicos: instrumento de efetivação dos Direitos Humanos
Autor(es): Wanderlei, Cirlene Nazare Pereira
Palavras-chave: Ações afirmativas
Cotas raciais
Concurso público
Data do documento: 27-Nov-2017
Resumo: O presente trabalho aborda a política de cotas para negros em concursos públicos da Administração Pública Federal, destacando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o tema e sugerindo a implementação do modelo de ação afirmativa para todos os Poderes e entes da Federação. Para isso, o estudo partiu da seguinte problemática: “os poderes públicos já validaram as cotas como critério de aprovação de candidatos?”. Dessa forma, tem como objetivo geral identificar a admissibilidade das cotas raciais como ferramenta de efetivação dos direitos fundamentais nas diferentes esferas do poder político. Dentre os objetivos específicos, tem-se a análise, nas diversas esferas do poder político e educacional, acerca da validade da admissibilidade da cotas como critério de aprovação de candidatos. Para responder ao que foi proposto, foram utilizados os métodos indutivo e qualitativo, bem como desenvolvida uma pesquisa bibliográfica. Com esse trabalho, concluiu-se que o número de instâncias públicas que adotaram as cotas vem aumentando na última década, representando avanço no combate às desigualdades historicamente construídas.
Descrição: WANDERLEI, Cirlene Nazare Pereira. Cotas para negros em concursos públicos: instrumento de efetivação dos Direitos Humanos. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16245
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cirlene Nazare Pereira Wanderlei.pdf7.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.