Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16250
Título: Alterações introduzidas pela Lei 13.429/2017 na ordem jurídica brasileira: uma análise acerca dos institutos da terceirização e do trabalho temporário
Autor(es): Cavalcanti, Renê Ferreira
Palavras-chave: Direito do Trabalho
Leis trabalhistas
Flexibilização dos direitos
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: O presente artigo trata de questões relativas ao Direito do Trabalho. O objetivo deste é analisar as mudanças introduzidas pela Lei 13.429/2017 na ordem jurídica brasileira, que modificou alguns dispositivos na Lei 6.019/1974. Os aspectos históricos também são considerados no exame dos institutos da terceirização e do trabalho temporário. Este trabalho pretende observar tentativas anteriores de regulamentação da terceirização por meio do Projeto de Lei Complementar nº 30, do Recurso Extraordinário nº 958252 e do item III da Súmula 331 do Superior Tribunal do Trabalho. Examina-se o contexto político, econômico e social brasileiro para compreender as motivações do Estado quando da proposição da lei, ora objeto deste estudo, como forma de flexibilizar direitos do trabalhador, expandindo as possibilidades de contratação temporária e terceirizada. Deste modo, com supedâneo nas leis supramencionadas, bem como na Constituição Federal brasileira e na Consolidação das Leis do Trabalho, busca-se investigar sistematicamente o tema em epígrafe. Considerando, outrossim, os aspectos socioeconômicos e sua influência sobre o poder político no momento da criação e da aplicação das leis, no contexto de flexibilização ou desregulamentação de direitos, este artigo recorre a diretrizes trabalhistas, sobretudo, o Princípio da Proteção ao obreiro, como meio de salvaguardar o núcleo mínimo de direitos essenciais à garantia de condições dignas de trabalho. A metodologia utilizada foi bibliográfica, tendo como base fontes indiretas, a saber: livros, sites jurídicos, publicações de revistas científicas, bem como legislação vigente no Brasil, usando o método dedutivo e qualitativo.
Descrição: CAVALCANTI, Renê Ferreira. Alterações introduzidas pela Lei 13.429/2017 na ordem jurídica brasileira: uma análise acerca dos institutos da terceirização e do trabalho temporário. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16250
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renê Ferreira Cavalcanti.pdf7.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.