Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16257
Título: Audiência de custódia: uma análise à luz da construção histórica dos Direitos Humanos
Autor(es): Ramos Junior, José Sandro Ferreira
Palavras-chave: Direitos Fundamentais
Dignidade da Pessoa Humana
Lei de Execução Penal
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Sendo de prerrogativa do ordenamento jurídico brasileiro, a condição da custódia do preso, bem como os meios de punibilidade e ressocialização vem sendo amplamente discutidos no âmbito acadêmico nos últimos anos. É sabido que o Estado, por meio de suas políticas de encarceramento, tem sentido dificuldades logísticas e operacionais de garantir os direitos do apenado, conforme preceitua a Lei de Execução Penal. A viabilidade da implantação da audiência de custódia no Brasil ganhou destaque logo após sua aplicação no estado do Maranhão, diante das recorrentes denúncias feitas contra o Estado brasileiro na Comissão Interamericana dos Direitos Humanos. Diante da falta de recursos humano-materiais, da falta de interesse da gestão governamental e da iminente problemática da superpopulação carcerária que se acentuou nas últimas décadas no Brasil, o presente trabalho tem como objetivo analisar a prática da audiência de custódia como forma de efetivação do Principio da Dignidade Humana, por meio de revisão de literatura. Para tal, parte- se da hipótese que a implantação da audiência de custódia é inevitável como forma de amenizar as flagrantes violações às garantias fundamentais daqueles que respondem a processo criminal. Ademais, a implementação da audiência de apresentação, além de cumprir os requisitos humanitários estabelecidos pelo Pacto de San José da Costa Rica, mostra-se uma possibilidade para o enfrentamento da realidade de um sistema carcerário arruinado e, até mesmo, uma forma de prevenção a possíveis atos de tortura cometidos por autoridades policiais face ao autuado.
Descrição: RAMOS JUNIOR, José Sandro Ferreira. Audiência de custódia: uma análise à luz da construção histórica dos Direitos Humanos. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16257
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Sandro Ferreira Ramos Junior.pdf6.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.