Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16258
Título: A Lei Maria da Penha: suas contribuições e desafios
Autor(es): Almeida, Everton Costa
Palavras-chave: Direitos da Mulher
Violência Doméstica
Violência contra mulher
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: A Lei Maria da Penha foi criada no intuito de atender a necessidade de coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, sendo grandes as suas contribuições e implicações políticas e sociais, tanto para as mulheres quanto para a sociedade. Desse modo, o presente artigo objetiva, a partir de uma revisão da literatura, analisar a produção acadêmica recente que trata expressamente da Lei Maria da Penha, dando ênfase as contribuições e desafios deste ato normativo. Para tanto, empreendeu-se uma busca na base de dados Scielo entre os anos de 2013 e 2017 por artigos que abordassem a Lei Maria da Penha. Foram encontrados e incluídos na análise dez artigos que discutiam sobre questões como o acesso à justiça, violências física e psicológicas, a aplicabilidade da lei, dentre outras. Os textos analisados deram ênfase especialmente aos desafios na aplicação da lei, relacionados a punição do agressor, as interpretações do magistrado, a capacitação profissional e a falta de políticas públicas integrais e efetivas.
Descrição: ALMEIDA, Everton Costa. A Lei Maria da Penha: suas contribuições e desafios. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16258
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Everton Costa Almeida.pdf6.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.