Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16270
Título: Terceirização: uma reflexão sobre a relação de trabalho dos correspondentes bancários
Autor(es): Tavares, Marilda Sales de Araújo
Palavras-chave: Terceirização
Correspondentes Bancários
Relação de Trabalho
Data do documento: 17-Nov-2014
Resumo: Os terceirizados desempenham tarefas semelhantes àquelas realizadas pelos bancários, mas não tem assegurados todos os direitos destinados a estes. O cenário atual brasileiro molda a imagem do trabalhador da empresa interveniente como um cidadão de “segunda categoria”, uma vez que aufere vencimentos inferiores, possui menor número de benefícios e há uma maior facilidade de sua substituição quando do interesse da empresa. O objetivo primordial desse trabalho é verificar como a forma clássica de relação de emprego bilateral, expressa nos art. 2º, caput, e 3º, caput, da CLT, se comporta em relação à terceirização, com foco especial nos correspondentes bancários, no que se refere à legalidade das atribuições elencadas no contrato firmado entre a prestadora de serviços e a tomadora. Ademais, também buscaremos: relacionar e comparar o pensamento das classes envolvidas, empresários e trabalhadores, nesse modelo trilateral de relação socioeconômica e jurídica que surge com o processo terceirizante; estudar a legalidade das relações de emprego dos correspondentes bancários; e identificar os reflexos desse modelo nos direitos dos trabalhadores terceirizados que se vinculam à empresa prestadora do serviço. Nossa pesquisa não se estende aos estudos de questões que se processam no âmbito financeiro ou econômico, mas na realização de uma pesquisa científica voltada para a seara das implicações trabalhistas dessa nova forma de relação de emprego. Limitamo-nos a fazer um estudo teórico fundamentado na realidade que se forma a partir desse novo paradigma social, a terceirização, baseando-nos, para isso, numa pesquisa documental bibliográfica sob o prisma jurídico.
Descrição: TAVARES, Marilda Sales de Araújo. Terceirização: uma reflexão sobre a relação de trabalho dos correspondentes bancários. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16270
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marilda Sales de Araújo Tavares.pdf4.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.