Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16323
Título: O papel das comissões estaduais judiciárias de adoção no processo de adoção internacional
Autor(es): Salú, Maria Isabel da Silva
Palavras-chave: Internacional Adoção
Convenção de Haia
Comissões Estaduais
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: A presente pesquisa busca analisar a instauração do processo de adoção internacional, verificando os dispositivos presentes na legislação brasileira que regulamentam o processo de adoção internacional, processo este que deve obedecer a uma série de exigências normativas, principalmente no tocante ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), e a Convenção de Haia de 1983, relativa à proteção das crianças e cooperação em matéria de adoção internacional. Além disso, existe uma série de outras exigências documentais realizadas, cabendo aos pretendentes à adoção providenciá-las de acordo com a exigência legal. Cabe ainda mencionarmos qual o papel desempenhado pelas Comissões Estaduais Judiciárias de Adoção no trâmite do processo, tanto administrativo, quanto judicial, de adoção, o referido órgão é indispensável e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o responsável por todo o processo perante o ente Federado, cabendo a ela controlar quantos e quem são as crianças e adolescentes aptas à adoção em caráter internacional, bem como emitir o importante laudo de habilitação, documento indispensável para que adoção possa vir a se concretizar.
Descrição: SALÚ, Maria Isabel da Silva. O papel das comissões estaduais judiciárias de adoção no processo de adoção internacional. 2016. 39f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16323
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Isabel da Silva Salú.pdf7.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.