Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16342
Título: Faltas, sanções e processos administrativos disciplinares em execução penal
Autor(es): Nunes, Diego Cesar Pereira
Palavras-chave: Execução Penal
Legislação Penal
Direito Penal
Data do documento: 19-Out-2013
Resumo: Dentre os avanços obtidos com a regulamentação da atividade penitenciária no país, o que se deu no final dos anos 80 do século XX, destaca-se a previsão legal das condutas tidas como faltas graves, as correspondentes sanções disciplinares e a previsão de vinculação da sua aplicação a procedimento apuratório prévio em que sejam observados certas garantias ao apenado, especialmente o direito a ampla defesa. Buscou o legislador através das normas, estabelecer parâmetros definidos e gerais para a atividade penitenciária no Brasil, retirando a execução de uma situação de ilegalidade. Ocorre que, por vezes, devido ao desconhecimento por parte do administrador do acervo normativo ou mesmo por situações conjunturais, tais disposições são relevadas a um segundo plano ou simplesmente não são observadas. O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo das disposições legais relativas às faltas, sanções disciplinares e o respectivo processo disciplinar, enfatizando a necessidade de se observar o acervo normativo relativo ao tema na sua totalidade. Concluindo, pois, com a conscientização de que o respeito às garantias individuais é indispensável para se atingir a sua finalidade, sendo pois, necessária a percepção dos atores envolvidos na execução penal da sua irrenunciável aplicação.
Descrição: NUNES, Diógenes Da Rocha. Faltas, sanções e processos administrativos disciplinares em execução penal. 2013. 22f. Monografia (Especialização em Direito Penal e Processo Penal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16342
Aparece nas coleções:I - DPPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Cesar Pereira Nunes.pdf6.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.