Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16345
Título: A problemática da redução da idade penal
Autor(es): Viana, Kelma Pollyanna Pessoa Barros
Palavras-chave: Imputabilidade Penal
Menor Infrator
Direito Penal
Data do documento: 5-Jun-2014
Resumo: A presente monografia discute a redução da maioridade penal, como também o critério para aferição da imputabilidade penal. É objetivo desse trabalho mostrar as correntes favoráveis e desfavoráveis à redução da idade penal, bem como a possibilidade de realização de exame psiquiátrico, para avaliar se o indivíduo é capaz de entender o caráter ilícito do seu ato e de determinar-se de acordo com esse entendimento, como também analisar o atual tratamento dado ao menor pelo ordenamento jurídico pátrio apontando a ineficácia de tal redução com vistas a diminuir a criminalidade que assola o país. O presente trabalho tem como base pesquisa bibliográfica, jurisprudencial e doutrinária, através da análise de artigos e de reportagens sobre o tema. Pode-se concluir que a proposta de redução da idade penal é sustentada por argumentos frágeis, pois distorcem a origem do problema que se encontra na ausência de adoção de políticas públicas pelo Estado, sem as quais a criminalidade ao invés de diminuir irá aumentar.
Descrição: VIANA, Kelma Pollyanna Pessoa Barros. A problemática da redução da idade penal. 2014. 52f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16345
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kelma Pollyanna Pessoa Barros Viana.pdf570.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.