Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16346
Título: O mandado de segurança coletivo como instrumento de garantia dos direitos metaindividuais
Autor(es): Farias, Diana Alcântara de
Palavras-chave: Mandado de segurança
Direitos Fundamentais
Direito Privado
Data do documento: 4-Jun-2014
Resumo: O Mandado de Segurança representa, em termos jurídicos, o principal mecanismo de enfrentamento pelo cidadão das injustiças públicas. Criado em 1934, à semelhança do juicio de amparo, promove enfrentamento do cidadão face à arbitrariedade do Estado que seja aflitiva de direito líquido e certo. A presente pesquisa objetiva compreender o Mandado de Segurança Coletivo enquanto instrumento constitucional de proteção aos direitos do homem na perspectiva metaindividual. Existem controvérsias constitucionais a respeito da aplicação e efetivação do Mandado de Segurança Coletivo, notadamente após a publicação da Lei nº 12.016/09, as quais ainda exigem análise acurada, assentada sob premissas de caráter científico. Nesse sentido, a partir de uma metodologia bibliográfica, e de raciocínio lógico-dedutivo, estabelece-se uma pesquisa de caráter explicativo acerca do cabimento, procedimento, legitimidade e das repercussões jurídico-sociais decorrentes da impetração do referido mandamus no campo dos direitos metaindividuais.
Descrição: FARIAS, Daniel Araujo. O mandado de segurança coletivo como instrumento de garantia dos direitos metaindividuais. 2014. 36f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16346
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diana Alcântara de Farias.pdf7.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.