Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16354
Título: Ratio, poder e liberdade no estado liberal - Foucault contra Hobbes, Locke e Montesquieu
Autor(es): Castro, Vinicius Leao de
Palavras-chave: Estado
Poder
Liberdade
Foucault
Data do documento: 11-Nov-2014
Resumo: A presente pesquisa estuda a conexão entre Estado, poder e liberdade em dois momentos, primeiro conforme o pensamento de Hobbes, Locke e Montesquieu confrontando-o com a construção cognitiva de Foucault, com a finalidade de esclarecer o que é próprio de cada autor e como esta relação se apresenta em cada universo teórico para demonstrar os rompimentos e divergências entre eles. Em seguida, são utilizados fenômenos contemporâneos para explicar a intersecção proposta e verificar questões relativas à liberdade, de acordo com o conceito de Isaiah Berlin, sendo possível descrever as interferências entre estes elementos e a resposta do indivíduo a isso. O método escolhido foi de pesquisa bibliográfica para a revisão de literatura e o método hipotético-dedutivo na resposta da problemática. A percepção do contratualismo como teoria e prática jurídico-política em torno da construção do Estado Liberal, do poder-soberania e de uma dupla definição de liberdade em oposição à concepção foucaultiana de poder, do Estado como resultado de práticas governamentais e da liberdade enquanto resistência permitiu demonstrar como a emergência de novas práticas sociais na hipermodernidade são formas de reação a interferência do Estado e dos mecanismos do poder na liberdade positiva e negativa do indivíduo.
Descrição: CASTRO, Vinicius Leao de. Ratio, poder e liberdade no estado liberal - foucault contra hobbes, locke e montesquieu. 2014. 122f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16354
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vinicius Leao de Castro.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.