Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16363
Título: Sistema prisional: a não ressocialização do apenado
Autor(es): Cordeiro, Marcelo de Moraes
Palavras-chave: Sistema Prisional Brasileiro
Ressocialização do Apenado
Dignidade Humana
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: O sistema prisional brasileiro encontra-se em situação de falência, tendo em vista as péssimas condições físicas dos estabelecimentos prisionais, a falta de preparo dos profissionais que trabalham com apenados. Além do ainda frequente desrespeito à dignidade humana dos presos, fator este determinante para a dificuldade da ressocialização destes. O presente estudo teve como objetivo analisar a falência do sistema penitenciário brasileiro e a ressocialização do apenado. Utilizou como metodologia de estudo a pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e qualitativa. Foi concluído que a falência do sistema penitenciário brasileiro possui raízes históricas que ainda perduram nos dias atuais, impossibilitando o desenvolvimento do país como um todo. Importante mencionar também que a dificuldade de ressocialização do apenado possui diversos fatores, contudo os mais graves são a crise do sistema penitenciário, a falta de infraestrutura necessária a completa assistência ao apenado e principalmente o desrespeito aos direitos humanos do preso, o qual tem sua dignidade humana ferida constantemente, fator determinante para que sua ressocialização torne-se quase um sonho inatingível.
Descrição: CORDEIRO, Marcelo de Moraes. Sistema prisional: a não ressocialização do apenado. 2014. 30f. Monografia (Especialização em Direito Penal e Processo Penal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16363
Aparece nas coleções:I - DPPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo de Moraes Cordeiro.pdf5.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.