Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16368
Título: Responsabilidade civil dos pais pelo abandono intelectual dos filhos
Autor(es): Albuquerque, Kassandra Batista Marques de
Palavras-chave: Abandono Intelectual
Abandono Afetivo
Responsabilidade Civil
Direito à Educação
Data do documento: 31-Mai-2014
Resumo: O estudo sobre a responsabilidade civil dos pais pelo abandono intelectual dos filhos encontra justificativa no fato de que, uma vez caracterizado o abandono intelectual, os pais podem ser responsabilizados civil e criminalmente, já que a garantia do acesso à escola não é apenas um dever dos pais, mas um direito da criança e do adolescente. O abandono intelectual se dá quando há a negligência do pai ou da mãe, deixando de promover a instrução primária do filho. Os pais que deixam de cumprir as obrigações inerentes ao seu poder familiar, ou seja, que deixam de garantir o acesso do menor à escola, cometendo um ilícito civil passível de responsabilização. Nessa perspectiva, a presente pesquisa centra seu objetivo na análise do cabimento da responsabilização civil dos pais pelo abandono intelectual dos filhos através de revisão em doutrinas e jurisprudência acerca do cabimento da responsabilização civil; na identificação da teoria que defende o cabimento de tal responsabilização e na avaliação, aplicabilidade e ocorrência desse tipo de responsabilização. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica a luz da literatura pertinente, buscando elucidar a responsabilidade civil dos pais pelo abandono intelectual dos filhos. Percebeu-se, então, que a justiça já começou a se posicionar em relação a quantificar a responsabilização, atribuindo uma indenização decorrente do abandono.
Descrição: ALBUQUERQUE, Kassandra Batista Marques de. Responsabilidade civil dos pais pelo abandono intelectual dos filhos. 2014. 32f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16368
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kassandra Batista Marques de Albuquerque.pdf6.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.