Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16372
Título: Lei Maria da Penha: o interesse da mulher na punição do agressor
Autor(es): Medeiros, Heyde Dayzzyanne Leal
Palavras-chave: Violência Doméstica
Medidas Protetivas
Interesse da Vítima
Punição do Agressor
Data do documento: 2014
Resumo: Após constatar, no cotidiano do Poder Judiciário, e em inúmeras audiências de ações criminais que tratam sobre violência doméstica, que inúmeras vítimas demonstram o desinteresse em prosseguir com a ação penal, talvez com o receio de penalizar seu agressor, com quem teve ou mesmo ainda tem um relacionamento doméstico, o presente trabalho tem o objetivo de fazer um estudo a respeito do efetivo interesse da mulher vítima de violência doméstica na punição de seu agressor. Após constatar, no cotidiano do Poder Judiciário, e em inúmeras audiências Na construção da parte teórica do presente trabalho utilizou-se de pesquisa bibliográfica em livros jurídicos, principalmente na área penal, além de artigos publicados e disponíveis na internet, bem como notícias constantes nos sites dos tribunais superiores, como STF e STJ, que tratam sobre o a violência doméstica, sobre a Lei Maria da Penha, sua história, objetivos, aplicação e previsões, como conceitos, sanções e, principalmente, as medidas protetivas ali constantes. Para apurar o comportamento das vítimas, foi utilizado o método de coleta e análise de dados obtidos no cartório da 2ª Vara da Comarca de Queimadas, local de trabalho desta autora, com atenção ao comportamento das vítimas no momento da audiência de instrução, quando tinham que relatar o ocorrido a autoridade judiciária. Ao final, após análise dos dados coletados e das medidas jurídicas aplicáveis aos casos, principalmente no que se refere ao entendimento dos tribunais superiores, buscou-se demonstrar uma melhor forma de, solucionando a questão apontada, atender as necessidades das vítimas, dentro das possibilidades jurídicas previstas atualmente em nosso ordenamento jurídico.
Descrição: MEDEIROS, Heyde Dayzzyanne Leal. Lei Maria da Penha: o interesse da mulher na punição do agressor. 2014. 36f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16372
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heyde Dayzzyanne Leal Medeiros.pdf7.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.