Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16385
Título: O Show da Inorgânica: Construção e avaliação de um jogo didático para auxiliar os estudantes na aprendizagem das funções inorgânicas
Autor(es): Oliveira, Carolina Costa de
Palavras-chave: Ensino de Química
Atividade lúdica
Jogos didáticos
Funções inorgânicas
Data do documento: 14-Out-2016
Resumo: As atividades lúdicas tem se apresentado como um recurso didático auxiliar que contribui na construção dos conhecimentos em Química, sendo capaz de proporcionar diversão, prazer e motivação, como também aprendizagem, minimizando as dificuldades apresentadas pelos estudantes. As pesquisas tem revelado que tal recurso tem contribuído para o desenvolvimento de novas descobertas, amplia e favorece a personalidade, onde o professor assume a posição de mediador, incentivador e avaliador do processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva a presente pesquisa buscou construir e avaliar um jogo didático para o conteúdo de Funções Inorgânicas com alunos do 1º ano de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa ação de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários (abertos e fechados) para avaliação do recurso didático e das ações desenvolvidas com os estudantes. Os dados obtidos foram representados através de figuras e tabelas, onde foram interpretados e analisados á luz do referencial teórico que trata sobre o objeto em estudo. Os resultados revelam que os alunos avaliaram a atividade lúdica de forma positiva, afirmando que ela pode auxiliar o professor de química no ensino das funções inorgânicas, proporcionando uma aprendizagem significativa, como também motivação e interesse nas aulas.
Descrição: OLIVEIRA, C. C. de. O Show da Inorgânica: Construção e avaliação de um jogo didático para auxiliar os estudantes na aprendizagem das funções inorgânicas. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16385
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carolina Costa de Oliveira.pdfPDF - Carolina Costa de Oliveira12.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.