Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16386
Título: | A música como instrumento didático-pedagógico no ensino de Eletroquímica |
Autor(es): | Souza, Isaac Bruno Silva |
Palavras-chave: | Recursos didáticos Eletroquímica Prática pedagógica Ensino de Química |
Data do documento: | 21-Out-2016 |
Resumo: | No que se refere à educação básica no Brasil, independente da área, percebe-se cada vez mais a necessidade de se conhecer métodos e práticas educativas que estejam adequadas à realidade social, político e cultural, atendendo dessa forma aos anseios da comunidade escolar a partir de práticas libertadoras. Apesar de a Química ser uma Ciência que busca explicações acerca de inúmeras transformações ocorridas na natureza, percebe-se que esta torna-se de difícil compreensão por parte de estudantes do Ensino Médio, a partir da pressuposição que os professores utilizam-se de práticas descontextualizadas do universo em que os estudantes estão inseridos. No entanto, a partir de documentos oficiais que orientam as práticas de professores, a Química poderá ser ensinada com o objetivo de promover o exercício crítico e reflexivo a partir do conhecimento científico, preparando-os para o exercício da cidadania. Dentro desta perspectiva, é importante que o professor possa diversificar o uso de novas metodologias e em conjunto com os estudantes, oportunizar melhorias no processo de ensino- aprendizagem, consequentemente, motivando-os e estimulando. A utilização de música como ferramenta didático-pedagógica, poderá contribuir para atender estas necessidades, já que poderá auxiliar na aprendizagem de estudantes de forma crítica, construtiva e reflexiva. Pensando nestas questões, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar a inserção da música como recurso didático-pedagógico no ensino de eletroquímica. Os objetivos específicos estiveram relacionados em: a) análise nos documentos oficiais quanto às orientações da inserção de músicas como instrumento didático-pedagógico; b) identificar e analisar a inserção das músicas a partir dos vídeos disponíveis na internet que utilizam com conteúdo da eletroquímica com objetivos pedagógicos; c) propor uma música com abordagem da eletroquímica a partir dos fenômenos do cotidiano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, onde foram analisadas a inserção das músicas disponíveis no Google e YouTube, bem como a composição de uma música priorizando as questões relacionadas ao cotidiano a partir do conteúdo da eletroquímica, especificamente, sobre a corrosão. Os materiais foram categorizados a partir da análise de conteúdo de Bauer. Os resultados apontaram que, mesmo a literatura e os documentos oficiais apresentarem a superação de práticas em que a memorização não conduz ao pensamento crítico, reflexivo e dialético, os vídeos analisados, apresentam fortes tendências behavioristas, com repetições dos conceitos, objetivando a memorização, bem como a presença de erros conceituais. Desta forma e após estas constatações, propõe-se uma música autoral sobre o conceito de eletroquímica a partir dos fenômenos apresentados no cotidiano, valorizando também os aspectos regionais nordestinos, com a inserção do ritmo musical – forró. Ademais, percebe-se que ainda há muito a avançar no campo do ensino da Química na Educação Básica, quanto a inserção de práticas que valorizem os aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos em que os estudantes estão inseridos, tornando-se dessa forma um ensino representativo no exercício da cidadania. |
Descrição: | SOUZA, I. B. S. A música como instrumento didático-pedagógico no ensino de Eletroquímica. 2016. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16386 |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Isaac Bruno Silva Souza.pdf | PDF - Isaac Bruno Silva Souza | 26.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Vídeo - Isaac Bruno Silva Souza.avi | Vídeo - Isaac Bruno Silva Souza | 44.48 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.