Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16387
Título: | Jogos no ensino de Química: Uma proposta didática para o conteúdo funções orgânicas oxigenadas na EJA |
Autor(es): | Carlos, Iane Milena da Silva |
Palavras-chave: | Jogos didáticos Proposta didática Educação de Jovens e Adultos - EJA Ensino de Química |
Data do documento: | 4-Nov-2016 |
Resumo: | Os jogos como atividades lúdicas estão sendo inseridos como proposta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos em química, buscando tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que visa à isenção de pessoas que está a algum tempo afastada da sala de aula, com o intuito de proporcionar a conclusão do ensino médio. A maioria dos alunos dessa modalidade são pessoas que trabalham o dia todo e estudam à noite, chegando à escola cansada e desmotivada. Por isso, é importante o professor utilizar diferentes metodologias de ensino, para que a relação ensino-aprendizagem não fique rotineira e desgastada, principalmente na Química, que além de ser considerada uma disciplina difícil, e com o uso de fórmulas, teorias e repetições, os alunos não conseguem fazer relação da mesma com o cotidiano, nem vêem interesse nos conteúdos transmitidos. Uma das possíveis soluções é a utilização de jogos didáticos, como uma proposta didática, com objetivo de reduzir as dificuldades apresentadas pelos alunos e de facilitar a assimilação dos conteúdos. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo contextualizar os conteúdos a partir de jogos didáticos, como uma estratégia de ensino dos conceitos de funções orgânicas. A Metodologia é de natureza qualiquantitativa. Os resultados apontaram que a proposta obteve boa aceitação e a inserção do jogo didático, dominó das funções orgânicas oxigenadas, como ferramenta de inovação na educação contribuiu com assimilação dos conceitos estudados. |
Descrição: | CARLOS, I. M. da S. Jogos no ensino de Química: Uma proposta didática para o conteúdo funções orgânicas oxigenadas na EJA. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16387 |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Iane Milena da Silva Carlos.pdf | PDF - Iane Milena da Silva Carlos | 13.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.