Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16391
Título: Análise da abordagem CTSA nos livros didáticos de Química referentes ao PNLD 2015 para o conteúdo de reações nucleares
Autor(es): Silva, Pedro Leandro da
Palavras-chave: Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
Reações Nucleares
Enfoque CTSA
Data do documento: 5-Dez-2016
Resumo: Atualmente, o livro didático é um material gratuito disponível em todas as escolas do Brasil através do PNLD. Este fato colabora com o processo de ensino e aprendizagem se os conteúdos priorizam a interdisciplinaridade reforçando a construção de uma aprendizagem significativa. Suas técnicas devem estar de acordo com a perspectiva atual do ensino de Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O presente trabalho buscou analisar as quatro coleções do PNLD 2015 de Química, sendo escolhido apenas o capítulo que trata das reações nucleares. Foram analisados os pontos característicos do enfoque CTSA. Verificou-se que a maior parte da coleção apresenta relações de forma singela, sem muita ênfase nesta temática. O fato histórico dos acontecimentos apresentou maior destaque em todas as coleções. Destacamos Química Cidadã, que buscou manter sempre um questionamento a respeito de fatos envolvendo radioatividade. Apenas uma coleção não citou o conteúdo Reações Nucleares, a coleção Mortimer e Machado (2013). As coleções de Fonseca (2013) e Antunes (2013) valorizaram de forma tradicional a temática acumulando conceitos e fatos históricos de acidentes nucleares, porém não mencionaram as implicações no desenvolvimento atual.
Descrição: SILVA, P. L. da. Análise da abordagem CTSA nos livros didáticos de Química referentes ao PNLD 2015 para o conteúdo de reações nucleares. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16391
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Leandro da Silva.pdfPDF - Pedro Leandro da Silva7.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.