Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16399
Título: Etnobiologia versus formação acadêmica: Um estudo a partir de bacharelandos em Ciências Biológicas do CCBS/UEPB
Autor(es): Santos, Raissa Moreira dos
Palavras-chave: Etnobiologia
Formação acadêmica
Perspectivas profissionais
Biologia
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: A etnobiologia é uma ciência que busca entender de forma holística a interação entre as sociedades humanas e os recursos naturais, utilizando de técnicas e conhecimentos de diversas áreas, caracterizando-se como uma área do conhecimento Inter-transdisciplinar que flui do social ao biológico e vem amadurecendo como ciência e crescendo de forma expressiva no meio acadêmico, principalmente na América Latina. Nesse contexto, esse estudo objetivou analisar a compreensão dos estudantes egressos do curso de bacharelado em Ciências Biológicas da UEPB/CAMPUS V, acerca da etnobiologia. Utilizamos uma abordagem qualitativa e etnográfica, de caráter exploratório e descritivo. Foram aplicadas entrevistas não estruturadas, gravadas em áudio; para análise dos dados utilizamos a “análise de conteúdo” com a técnica de categorização por “Acervo”. Das análises resultaram 4 categorias: Compreensão acerca da etnobiologia; Etnobiologia: Objetivos e papel do etnobiólogo; Formação acadêmica e etnobiologia; e Etnobiologia e Pós-Graduação: Conhecimentos e perspectivas. Verificou-se que 52% das falas expressou compreensões vagas acerca da etnobiologia; e 48% coerentes as suas orientações epistemológicas. Os objetivos da etnobiologia e o papel do etnobiólogo foi expresso coerentemente por quase a totalidade das falas. Cerca de 55% das falas destacaram que apesar da ausência do componente curricular etnobiologia, a temática foi abordada em outras disciplinas. 66% das falas expressaram o não conhecimento e desinteresse em pós-graduações na área. Torna-se necessário o desenvolvimento de pesquisas mais aprofundadas sobre o tema, com a finalidade de expandir a visibilidade e a valorização da disciplina no meio acadêmico.
Descrição: SANTOS, R. M. dos. Etnobiologia versus formação acadêmica: Um estudo a partir de bacharelandos em Ciências Biológicas do CCBS/UEPB. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16399
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Moreira dos Santos.pdfPDF - Raissa Moreira dos Santos18.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.