Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16414
Título: A formação inicial do pedagogo para o ensino de matemática: perspectivas de bolsistas do PIBID
Autor(es): Aguiar, Ewerton Marinho de
Palavras-chave: Formação do pedagogo
Ensino de matemática
PIBID
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho tem como tema central a formação inicial do Pedagogo para o ensino da Matemática. Para que ele pudesse ser realizado foi tido como base pesquisas e estudos, além da análise de percepções obtidas por meio de questionário aplicado a uma equipe de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma vez que o Programa busca possibilitar aos graduandos a união entre teoria e prática, além de propiciar que os bolsistas possam em sua atuação romper com antigos paradigmas educacionais de forma a dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desse trabalho é compreender as perspectivas de uma equipe de bolsistas do PIBID, a respeito de como o programa pode proporcionar aos graduandos em Pedagogia oportunidades de integração entre teoria e prática docente. Como base de estudo foi levada em consideração de que forma o pedagogo realiza as aulas de Matemática, pois ela é tida como uma disciplina difícil, e que algumas vezes causa repulsa nos estudantes. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo, onde busca trazer à tona as opiniões que os graduandos/bolsistas do PIBID possuem, pois, ele serviu como ponto de apoio à pesquisa de maneira extremamente importante, uma vez que o pedagogo é responsável por lecionar mais de uma disciplina, e que o ele deve ter domínio de diferentes áreas de conhecimento. Tendo esse eixo norteador foi possível analisar de que forma o pedagogo ensina a disciplina de Matemática, tornando-a bem mais instigante e estimulante. O trabalho em questão aponta a necessidade de uma abordagem diferente no ensino da matemática, que possa romper com o tradicionalismo e traga para as aulas o conhecimento prévio dos alunos, mas que também leve em consideração as dificuldades que possam surgir no processo e que haja uma urgente reformulação de objetivos, revisão de conteúdos e busca de metodologias compatíveis com a formação que hoje a sociedade reclama. Sendo assim, essa dinamização irá influenciar no modo dos estudantes observarem a matemática não como disciplina que se desenvolve através da memorização de fórmulas e algoritmos, mas sim como disciplina que tem utilidade na sala de aula e na vida social.
Descrição: AGUIAR, E. M. de. A formação inicial do pedagogo para o ensino de matemática: perspectivas de bolsistas do PIBID. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16414
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ewerton Marinho de Aguiar.pdfPDF - Ewerton Marinho de Aguiar12.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.