Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16431
Título: A atuação do pedagogo no ambiente não-escolar
Autor(es): Costa, Vanderleia Valentim
Palavras-chave: Saúde mental
Pedagogia
Ambiente não-escolar
Data do documento: 2017
Resumo: Este artigo trata do resultado de uma pesquisa realizada a partir da revisão bibliográ-fica, com o objetivo de analisar a atuação do pedagogo em ambientes não-escolares. O interesse pelo assunto surgiu a partir da constatação da presença de pedagogos em ambientes como empresas, ONG’s e unidades de saúde. O objetivo é entender qual o contexto por trás dessa nova realidade vivenciada pelo pedagogo, qual a base teórica em que está fundado esse novo cenário. Perceberemos que a sua área de atuação é vasta, indo além dos muros da escola. Para exemplificar tal constatação, tomamos como exemplo uma unidade de saúde mental, o CAPS, como objeto de estudo do nosso trabalho. Tendo essa unidade de saúde como elemento norteador, procuraremos entender as relações estabelecidas entre o pedagogo, através da sua função mediatriz, e esse seu novo ambiente de atuação. Por fim, ob-servamos que pedagogo não é sinônimo de docência, é algo mais abrangente, mais complexo.
Descrição: COSTA, V. V. A atuação do pedagogo no ambiente não-escolar. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16431
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanderleia Valentim Costa.pdfPDF - Vanderleia Valentim Costa3.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.