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Título: Sou como sou (eclético): o sujeito pós-moderno em videoclipes brasileiros
Autor(es): Pinheiro, Jéssica dos Anjos
Palavras-chave: Semiótica
Linguagem
Videoclipe
Data do documento: 13-Dez-2016
Resumo: O videoclipe é composto por elementos de linguagem da ordem do verbal e do não verbal: cores, gestos, sons, imagens. Os gêneros multimodais, os quais se apropriam dessas linguagens, encontram-se em efervescência na sociedade contemporânea. Dessa maneira, as linguagens que tecem esse gênero e como essas linguagens se atualizam através dos discursos no fenômeno da pósmodernidade são de interesse desta pesquisa. Na pós-modernidade, a linguagem é utilizada não apenas para expressar um pensamento, mas para comunicar. Nela, os indivíduos expressam suas ideologias e carimbam a marca de sua identidade. Frente a isso, o sujeito pós-moderno interage e expõe sua identidade multifacetada. Alguns dos recursos que estarão expostos em suas produções são a cultura, a memória coletiva e a ideologia. Diante disso, destaca-se a seguinte questão problema: Como a identidade do sujeito pós-moderno brasileiro se expressa em linguagens e discursos atualizados pelo gênero multimodal videoclipe? Frente a tal questão, a pesquisa objetivou identificar, por meio da semiótica, como a pluralidade e o diverso compõem a linguagem multimodal. Bem como compreender a forma como na contemporaneidade a memória e a pós-modernidade estão tecendo discursos atualizados em produções midiáticas. E ainda, de que forma o sujeito pósmoderno brasileiro enxerga a multiplicidade como um dado influenciador da identidade coletiva. Desse modo, a metodologia adotada foi de base qualitativa. Mediante pesquisa bibliográfica, selecionou-se dois videoclipes (Sou como sou, de Preta Gil; e Eclético, de Tiago Abravanel) descritos e analisados. O trabalho justificase por ser válido frente à comunidade acadêmica para unir em seu acervo bibliográfico um imbricamento de aportes teóricos da semiótica discursiva; por pensar em questões do âmbito pós-moderno: o texto multimodal, e quanto a globalização trouxe a disponibilização do videoclipe, o qual estava apenas disposto em canais de TV à cabo e, hoje, à disposição na internet; por abarcar a temática do sujeito pós-moderno brasileiro composto por uma identidade híbrida; por ser relevante, esclarecendo acerca da influência cultural e da memória coletiva, em sua formação, o que promove reflexão e criticidade frente à contemporaneidade. A pesquisa revelou que relacionar o gênero multimodal à linguagem e discurso para análise do sujeito figurativizado nos vídeos, demonstrou uma caracterização identitária, a qual não se dá de modo fixo, como se concebia tempos atrás, mas como esse indivíduo na pós-modernidade desmancha-se no ar, tornando-se híbrido. O sujeito discursivo permeado pelo social, através da cultura e por meio da história, mostra-se plural, representando, coletivamente, um todo. O trabalho suscitou ainda que os textos que circulam na mídia, os gêneros multimodais, como o videoclipe, permitem aos artistas a exposição de seus ideais, mas também acentuam identidades que se mostram aparentes por sua multiplicidade, o que promove uma heterogeneidade identitária.
Descrição: PINHEIRO, J. dos A. Sou como sou (eclético): o sujeito pós-moderno em videoclipes brasileiros. 2016. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16448
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