Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16455
Título: Jogos digitais no ensino de história: relatos de sua inserção a partir das experiências no PIBID UEPB de Campina Grande - PB
Autor(es): Sousa, Leonardo Lira de
Palavras-chave: Ensino da história
Jogos digitais
Educação
Valiant Hearts
RPG maker
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: O ensino de História vem passando por inúmeras transformações, seja no âmbito curricular seja no campo metodológico. Com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação nas últimas décadas o professor de História adquiriu grandes possibilidades de dinamizar as suas aulas através das mais variadas linguagens, muitas delas próximas da realidade social e cultural em que os alunos estão inseridos, a exemplo dos jogos digitais. O presente trabalho buscou entender como tal cultura tecnológica pode auxiliar o professor na árdua tarefa de atrair a atenção dos alunos para o conteúdo sendo trabalhado em sala de aula. Enfatiza-se os seus possíveis benefícios para a dinâmica pedagógica além das dificuldades que os professores podem vir a encontrar ao utilizar tal linguagem no ambiente educacional. Para tanto, foram utilizados como referenciais teóricos nesse trabalho Bittencourt (2012), no que tange as modificações que a disciplina de História sofreu no decorrer das décadas no nosso país, Moran (2013) e Masetto (2013) quando buscou-se repensar o papel do professor dentro da sala de aula e Papert (1994) quando nos referimos ao construcionismo na educação. Os dados coletados durante a experiência com os jogos digitais, e que ajudaram a construir este trabalho, foram obtidos através da observação e da intervenção junto a duas turmas de uma escola pública de Campina Grande – PB durante o ano letivo de 2015, já os instrumentos utilizados foram entrevistas e questionários, bem como a análise dos produtos gerados pelos estudantes ao fim da experiência com os games.
Descrição: SOUSA, L. L. de. Jogos digitais no ensino de história: relatos de sua inserção a partir das experiências no PIBID UEPB de Campina Grande - PB. 2017. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16455
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Lira de Sousa.pdf15.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.