Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16463
Título: Charneca em flor: o erotismo revelado em três poemas de Florbela Espanca
Autor(es): Justino, Adilene da Silva
Palavras-chave: Erotismo
Escrita feminina
Charneca em flor
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir os poemas “Charneca em flor”, “Volúpia” e “Se tu viesses ver-me”, publicados na obra Charneca em flor (1931) da poetisa portuguesa Florbela Espanca, analisando, neles, o erotismo. Na poesia de Florbela, especialmente nos poemas do corpus deste trabalho, verifica-se o desejo, o interdito e a transgressão, como aspectos do percurso erótico. De cunho bibliográfico e documental, o estudo adotou uma abordagem qualitativa na análise dos poemas, à luz dos pressupostos teóricos sobre o erotismo (BATAILLE, 2014; ALBERONI, 1986; BRANCO, 2004a, 2004b) e sobre a escrita feminina (BRANCO, 1991). Como é sabido, o erotismo é um tema considerado pela tradição literária como impróprio aos escritos de autoria feminina, mas Florbela, sem se subjugar aos ditames da estética conservadora, foi a pioneira a desenvolver, com tamanha intensidade e proporção, este aspecto na literatura escrita por mulheres, em Portugal.
Descrição: JUSTINO, A. da S. Charneca em flor: o erotismo revelado em três poemas de Florbela Espanca. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16463
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adilene da Silva Justino.pdf335.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.