Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16472
Título: As redes sociais no contexto educacional: as contribuições das redes sociais no processo de ensino aprendizagem
Autor(es): Silva, Severina Avelino da
Palavras-chave: Conhecimentos
Tecnologia
Nativos digitais
Imigrantes digitais
Data do documento: 2017
Resumo: A tecnologia não é algo recente, ela surge nos primórdios juntamente com a humanidade, a exemplos dos primeiros utensílios e instrumentos usados pelos homens da pré-história. Com o passar do tempo estas tecnologias foram sendo aperfeiçoadas pelo homem. Tecnologia é o estudo dos processos técnicos de um determinado ramo de produção industrial, já a técnica compreende todo conjunto de regras aptas a dirigir eficazmente uma atividade qualquer, (VANI, 2008). A pesquisa tem como finalidade investigar o uso das redes sociais como ferramenta pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Odilon Nelson Dantas – Cuitegi PB. O caminho percorrido para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa está centrado no método da investigação dos fatos. Segundo, Lakatos (2003, p. 83), é o “conjunto de atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança [...], permite alcançar o objetivo, conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista”. O trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão acerca dos desafios e perspectivas para os docentes, a mesma se fundamenta em (KENSKI, 2007), (TÉBAR, 2001) e (FREIRE, 1996), No segundo momento a pesquisa se volta para investigar a educação nos dias atuais, para tanto mesma se fundamenta em (FREIRE,1987 ) e (BOFF, 2000) Já no terceiro momento a pesquisa se volta para investigar a utilização das redes sociais, para fundamenta a investigação, (RECUERO, 2009). A investigação teve como base a pesquisa quantitativa, qualitativa e exploratória. O resultado da pesquisa será apresentado e discutido, a partir da coleta dos dados, que será por meio de questionário composto por dez questões. O instrumento estará dividido em duas partes, a primeira trata do perfil do professor e a segunda sobre as investigações metodológicas e conhecimentos a respeitos das novas tecnológicas digitais usadas por eles em favor da construção do conhecimento. Portanto, de acordo com os dados coletados e analisados, observamos que os profissionais têm informações a respeito das novas tecnologias digitais, porém fazem pouco uso da mesma e detém pouco conhecimento a respeito.
Descrição: SILVA, S. A. As redes sociais no contexto educacional: as contribuições das redes sociais no processo de ensino aprendizagem. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16472
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severina Avelino da Silva.pdfPDF - Severina Avelino da Silva8.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.