Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16497
Título: O papel do estágio supervisionado na formação teórica e prática docente em filosofia
Autor(es): Silva, Joelma Felinto da
Palavras-chave: Educação
Filosofia
Estágio Supervisionado
Data do documento: 2017
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo observar, planejar e estagiar nas aulas de Filosofia no Ensino Médio, bem como a relação aluno/professor no processo ensinoaprendizagem. Trata-se do resultado do trabalho desenvolvido no Componente Curricular Estágio Supervisionado em Filosofia, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira, que objetivou a descrição e caracterização da escola e a observação e análise de aulas de Filosofia em turmas do Ensino Médio. Neste relatório encontram-se algumas das dificuldades dos alunos com a disciplina, seus comportamentos em sala, a aprendizagem que os próprios discentes têm, relação professor x aluno. E, também se observaram os métodos usados pela professora de Filosofia, sobretudo as intervenções exercidas com os discentes. O estágio supervisionado é importante pelo fato de nos fazer perceber a realidade da escola, assim podemos ver os aspectos físicos, o corpo docente, a didática do professor em sala de aula, e sua formação, onde é possível se perceber o domínio ou despreparo do docente e seu desempenho na sala de aula, também é importante analisar o relacionamento do professor e aluno, mas não é só isso, o relatório servira de experiência no processo de formação acadêmica. Voltando a ser obrigatório pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases), percebe-se que as aulas de Filosofia no Ensino Médio, têm um pouco de estranhamento por parte dos alunos e que para isso, é muito importante a relação professor/aluno baseada no diálogo, pois essa relação possibilita a evolução de conhecimentos e a uma educação de qualidade. Ao fim do Estágio supervisionado em Filosofia, constatou-se que a relação professor/aluno é muito importante no processo ensinoaprendizagem e que a falta de diálogo nessa relação pode comprometer muito esse processo.
Descrição: SILVA, J. F. da. O papel do estágio supervisionado na formação teórica e prática docente em filosofia. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14543
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16497
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma Felinto da Silva.pdfPDF - Joelma Felinto da Silva1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.