Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16505
Título: O estágio supervisionado e sua importância na formação docente
Autor(es): Silva, Jussiliano Amarante da
Palavras-chave: Filosofia
Docência
Estágio supervisionado
Data do documento: 2017
Resumo: O referido trabalho tem como objetivo em primeiro momento relatar as observações das aulas realizadas nas turmas do ensino médio no componente curricular de Filosofia. No segundo momento partimos para a parte do planejamento e no terceiro momento partimos para a regência deste com dez aulas. A observação, planejamento e regência e relato da experiência nas três situações supracitadas deram-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prefeito José Antônio Neves, sendo esta da rede pública de ensino do estado da Paraíba. O papel fundamental desta pesquisa é verificar a prática do ensino de Filosofia no âmbito educacional do ensino médio, enfatizando a importância dessa prática para o graduando desenvolver sua prática nesta importantíssima docência futura. Por meio dessas observações podemos destacar como se dão as práticas no dia a dia, onde evidenciamos comportamentos dos alunos e condutas na aula de Filosofia, como ela é aceita pelos alunos e como estes demonstram importância pela disciplina. A pesquisa deu-se com a presença do pesquisador em sala, onde buscou perceber e analisar tendências das referidas aulas, domínio de conteúdo abordado, posturas e no mais também, aspectos físicos estruturais da referida escola. O ensino compartilhado aos seus alunos está voltado para uma percepção de vida, onde busca construir no indivíduo uma formação e um conhecimento filosófico e sociológico, sendo assim, para desenvolver-se dentro desta sociedade ao qual somos inseridos. Obtemos nesta pesquisa um resultado satisfatório, pois tivemos uma convivência real de como se procede, ocasionando uma preparação para lecionarmos nesse mesmo aspecto filosófico do Ensino Médio. Este ainda nos possibilitou perceber a relação entre professor e aluno, onde a junção de ambos é de fundamental importância em meio à formação do ser para o meio social.
Descrição: SILVA, J. A. da. O estágio supervisionado e sua importância na formação docente. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14550
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16505
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jussiliano Amarante da Silva.pdfPDF - Jussiliano Amarante da Silva514.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.